Leia Mais

PROVA | Como foi fazer o TOEFL


Oi, gente!

Hoje decidi fazer uma postagem mais pessoal e contar pra vocês como foi fazer o TOEFL. 💀

Pra quem não sabe, essa é uma prova que avalia seu nível de inglês e, dependendo da nota, você pode usá-la pra aplicar pra faculdades, mestrados, empregos e outras oportunidades internacionais. No meu caso, fiz o TOEFL pra tentar um mestrado na Coreia do Sul, e a saga começou já na hora de marcar a prova.

Aparentemente, o site da ETS gosta de brincar com os nossos nervos. Toda vez que eu escolhia uma data disponível, na hora de pagar... PUF, sumia. Depois de muita insistência, acabei marcando pra 19/02, bem perto do prazo final de inscrição do meu mestrado, daí já viu - fiquei super irritada e ansiosa, até porque essa brincadeira me custou $245 trumps, à vista. MAS, para a minha surpresa, os dias passaram bem rápido e eu consegui entregar tudo a tempo!

Se isso acontecer com você, sugiro que dê um F5 e tente agendar novamente a data que deseja. Parece ser um bug do site fingir que as datas não estão mais disponíveis quando, na realidade, estão.

Agora, vamos falar do grande dia.

Eu não consegui tomar café da manhã de tão nervosa que estava, então me contentei com uma maçã e um copo d'água. Quando chegamos no local da prova, tivemos que assinar um termo de compromisso, onde concordamos em não compartilhar as questões da prova com outras pessoas. Depois, um instrutor tirou uma foto nossa e pediu que gravássemos uma leitura de um texto, onde dizíamos nosso nome, a data e reafirmávamos nosso compromisso e honra com a prova.

E lá fui eu!

A primeira prova é o Reading (leitura). Não achei tão difícil, mas alguns pontos me deixaram em dúvida. Sugiro a quem for fazer, estudar sinônimos. Vi um vídeo no YouTube sobre isso e ajudou muito, porque a prova adora trocar palavras mais comuns por sinônimos difíceis. O bom dessa seção é que o texto inteiro continua em tela durante a pergunta das questões. 

Depois, veio o Listening. Achei tranquilo também, mas no menor sinal de distração, você pode acabar comprometendo toda a prova. Mesmo. Pequenos vícios como balançar as pernas, cutucar as unhas já é o bastante pra desviar sua atenção. Um exemplo diário, de como a minha própria atenção é falha, é o meu péssimo hábito de pegar o celular pra ver uma coisa e, no final, acabo me perdendo em outra. Treine o seu foco meses antes da prova! 

Ah, e o Listening apresenta vários sotaques do inglês, então se você é acostumado apenas com o norte-americano, recomendo pesquisar o britânico e australiano.

E então, veio o temido Speaking. Eu juro que achei que essa parte seria a mais rápida, mas ela pareceu durar uma eternidade. À medida que as perguntas ficavam mais difíceis, o tempo simplesmente pareceu congelar. Acho que isso acontece porque é na seção de Speaking que a gente realmente precisa pensar e gerenciar o tempo de forma muito cuidadosa, algo que não ocorre tanto nas outras partes. Como eu sabia que o nervosismo ia bater forte – mesmo sendo proficiente em inglês, não sou tão acostumada a falar –, eu não queria perder pontos por besteira. Por isso, estudei alguns templates prontos sobre o que dizer. Muita gente usa isso e dizem que ajuda a melhorar a pontuação.

Uma dica que eu dou também é: quando a prova disser que você tem 40 segundos pra ler um texto, leia o texto e não tente anotar ao mesmo tempo. Eu tentei e acabei perdendo a última linha. Não me prejudicou muito, mas poderia ter sido pior. O ideal é anotar apenas três palavras-chave ou escrever depois, se sua memória for boa. Eles misturam áudios com textos para que, depois, você precise discursar sobre ambos.

Por fim, o querido Writing. Essa seção foi a minha favorita, pois tive maior facilidade! A primeira redação é basicamente resumir um texto e um áudio, e a segunda é tipo um post de rede social comentando a fala de um professor e pedindo a sua opinião sobre o assunto apresentado. Como não sou acostumada a escrever redações em inglês, também decorei alguns modelos de introdução e conclusão pra me guiar. 

Ah, e vale lembrar que, antes da prova começar, os instrutores te dão três folhas de papel sulfite e um lápis para você anotar o que quiser. E no final, já dá pra ver suas pontuações de Reading e Listening na tela.

Conclusão 🤓

Eu queria ter tirado uma nota maior? Sim. 🤡 Mas fiquei feliz com o que consegui. O resultado sai entre 4 e 8 dias, mas a minha ficou pronta em 5 dias corridos. Eles te avisam por e-mail assim que fica disponível.

No fim, fazer o TOEFL não foi tão cansativo. Se você souber administrar a ansiedade e o tempo, você já está a meio caminho andado. Minha principal dica é: pratique com simulados (no YouTube tem vários canais), tenha um plano de resposta pro Speaking e não subestime a prova de Reading!

Se você já fez o TOEFL ou está se preparando, me conta nos comentários como está sendo a sua experiência!

Até a próxima! 

Comentários

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *